Peru é mais um desses lugares para os quais eu fui há um belo de um tempo. Em abril de 2011, para ser mais exata. Mas é um país que surpreendeu tanto e que deixou recordações tão boas, que vale a pena revisitar neste post.
A decisão de ir para lá foi tomada ainda com um pé atrás. Durante anos sempre ouvia histórias sobre como o Peru é pobre, sobre como as estradas não são seguras, enfim, esses clichês que muitos adoram falar.
A verdade é que o país é extremamente lindo e com pessoas simpáticas que faz a visita valer mais a pena do que muito país europeu. E aconselho incluir mais do que Machu Picchu na viagem. O local é com certeza passagem obrigatória, mas a natureza, a história e as paisagens do Peru são de tirar o fôlego e vão além desse parque arqueológico.
O meu roteiro se concentrou basicamente no sul do país, mas o norte ainda está na minha lista. Entre as cidades pelas quais passei estão Lima, com o centro histórico e a visão panorâmica do mar no bairro de Miraflores como destaque, e Nazca, com as belíssimas linhas de Nazca formando desenhos de animais e pessoas. Para essa recomendo pegar o aviãozinho estilo teco teco para ver. Do mirante não tem muita graça.
Também passei por Arequipa, cidadezinha pequena mas charmosa que serve de ponto de partida para conhecer o Colca Canyon, lugar de paisagens maravilhosas e onde pudemos ver condores sobrevoando bem baixinho perto de nós. E para encerrar, Cusco, parada obrigatória devido a riqueza de construções e ruínas históricas e que também serve de base para ir até Machu Picchu.
Como vocês podem ver, ainda me falta muita coisa no Peru, mas o pouco que vi já foi o suficiente para me deixar encantada pelo país e querendo ainda voltar para ver mais.