As praias da Croácia

Costa Croata

Depois de uma parada em Zagreb seguida por uma visita à Eslovênia, havia chegado a hora de retornar para a Croácia, mas dessa vez para a costa.

A primeira parada foi Pula, cuja foto aparece acima e que tem ruínas de construções do período do Império Romano como destaque, muito mais que as praias. Na cidade é possível ver o porto, mas para chegar a uma praia tem que andar muito ou pegar um ônibus. Como só fiquei lá por um dia e ainda estava chovendo, apenas passei pelas construções antigas, inclusive seu Coliseu.

Após Pula foi a vez de Split, seguida pela Ilha Hvar e por Dubrovnik. As melhores praias estão em Hvar e Dubrovnik, embora em todas não há areia, mas sim pedra. De qualquer forma, a água é tão transparente e nada gelada que vale a pena ficar um tempo relaxando e dar uns mergulhos.

Em Split, além das praias, há a parte histórica da cidade, que é bonita mas menor que a de Dubrovnik. Por isso mesmo, Split também foi outra parada rápida na Croácia.

Outro ponto positivo de Dubrovnik foi poder conhecer um pouco mais da história recente do país. Se em Zagreb o museu da história da Croácia só falava do período da Primeira Guerra Mundial, em Dubrovnik há um museu sobre a recente guerra, com fotos e vídeos que mostram como foi para a população da cidade o período, os bombardeios e destruição da parte histórica, que já foi completamente restaurada e não mostra nem sinais do que aconteceu há 20 anos.

Em todas essas cidades (com exceção de Pula) o tempo estava bom, e o humor dos croatas estava muito melhor do que em Zagreb também, o que me fez concluir a princípio de que eles são mais simpáticos fora da capital. Mas no último dia o tempo virou, assim como o humor das pessoas, o que me fez concluir que o humor dos croatas varia de acordo com o tempo.

Foram cerca de 10 dias na Croácia e valeu muito a pena. Apesar de não usar euros e da kuna ser em teoria um dinheiro mais barato, o país é meio carinho, mas muito lindo e com uma comida muito boa (com pratos que variam de carne e peixe, mas até com massas deliciosas), e foi um bom começo no leste europeu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ir para o site

Anúncios

Um comentário sobre “As praias da Croácia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s